Método das Partidas Dobradas descrito pela primeira vez por Luca Pacioli no livro
"Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti" em 1494, é o sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras.
TÍTULO IX
Da Contabilidade
CAPÍTULO I
Disposições Gerais
Art. 83. A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.
Art. 84. Ressalvada a competência do Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a tomada de contas dos agentes responsáveis por bens ou dinheiros públicos será realizada ou superintendida pelos serviços de contabilidade.
Art. 85. Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.
Art. 86. A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das partidas dobradas.
- 1ª fórmula: um débito para cada crédito
- 2ª fórmula: um débito e vários créditos
- 3ª fórmula: vários débitos e um crédito
- 4ª fórmula: vários débitos e vários créditos
Para cada venda a uma entrada e para Saída a uma Compra .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu e-mail, para que possa responder direto.
Grande Abraço!!!